Sermão da Sexagésima de Padre Antonio de Vieira
!
LUCAS MANENTE GARCIA
1133384
LITERATURA PORTUGUESA E BRASILEIRA II - PORTFÓLIO CICLO 3
Análise do tema e argumento do Sermão da Sexagésima de Padre António de
Vieira
SÃO PAULO, 2013
O Sermão da Sexagésima de Padre António de Vieira possui uma estrutura onde o discurso é construído com embasamento na paranética (prática da oratória sagrada). A passagem bíblica na qual o seu tema está fundamentado é a “Parábola do semeador”, tirada do Evangelho segundo São Lucas: Semen est verbum Dei (A semente é a palavra de Deus) onde o Padre Vieira lança mão de uma metáfora: pregar é como semear. A partir desta reflexão ele busca compreender porque a palavra de Deus não encontrava mais efeito entre os ouvintes e os coloca em um questionamento introdutório a respeito do trabalho do pregador: porque é que, mesmo havendo tantos evangelizadores espalhados pelo mundo, tão pouco efeito tem o trabalho por eles exercido?
No Argumento, ele tenta esclarecer a temática proposta e portanto utiliza-se de uma série de recursos para persuadir o leitor. Dentre eles, a mais notória é sem dúvidas o uso constante de perguntas retóricas. Retóricas porque não ficarão sem respostas. A intenção é justamente perguntar para responder e desta forma levar o ouvinte a refletir sobre a pergunta, mas sem lhes dar tempo para divagar sobre o assunto. Já em seguida à pergunta, o jesuíta busca provar a sua verdade e assim persuadir o seu ouvinte objetivando que este se convença da verdade do discurso.
Sendo, pois, certo que a palavra divina não deixa de frutificar por parte de Deus, segue-se que ou é por falta do pregador ou por falta dos ouvintes. Por qual será? Os pregadores deitam a culpa aos ouvintes, mas não é assim. Se fora por parte dos ouvintes, não fizera a palavra de Deus muito grande fruto, mas não fazer nenhum fruto e nenhum efeito, não é por parte dos ouvintes. Provo. (VIEIRA, 1965)
Assumida plenamente a tese, Vieira inicia a peroração (conclusão) do