Sermão biblico
2 – Orar e ler Atos 16:22-24 (Mostrar a crueldade e o sofrimento de Paulo e Silas); Nestas etapas da vida de Paulo mostra um pouco do sofrimento que ele teve, momentos angustiantes que as vezes pareciam intermináveis, porém em todos esses momentos Paulo teve a mesma atitude, vamos ler: Ler Atos 28: 30-31 (Paulo mesmo preso pregava).
O grande apóstolo Paulo depois de se tornar um dos maiores evangelistas da história, foi preso e levado à Roma. Ali, mesmo acorrentado a um soldado, foi autorizado a testemunhar de Cristo por dois anos, em sua casa alugada. No decorrer desse tempo, o evangelho atingiu até à casa imperial de Nero e toda a Itália. O Imperador, porém, era um agente de Satanás, feroz e corrupto e não demorou até decidir que Paulo seria decapitado. O apóstolo foi morto, mas seu exemplo permaneceu testemunhando às pessoas.
3 – Liberdade: Paulo queria pregar livremente; Paulo queria adorar a Deus livremente;
Liberdade: Direito de agir segundo o seu livre arbítrio, de acordo com a sua própria vontade. - Liberdade: condicional, provisória, expressão, Religiosa.
Aproximadamente na altura em que Paulo morreu, iniciaram as grandes perseguições por parte do império a todos os cristãos. Esses serviam como medida de diversão do império, que os lançava para dentro da arena do Coliseu e logo a seguir soltavam leões esfomeados, para que estes arrancassem sangue de seus braços, pernas até chegarem a morte. Muitos deram suas vidas por seguirem a Cristo e não adorarem ao imperador.
Durante o período em que o ímpio Diocleciano assumiu o trono romano, em finais do 3º e início do 4º século, muitos cristãos encontraram abrigo na fria região dos alpes italianos.
Fugiram para sobreviverem pois não havia mais opção.
3 – Mesmo com essa opressão o Evangelho crescia.
Porém o inimigo com sua astucia queria mais sangue, queria o sofrimento dos Cristãos, no ano 527, Justiniano o Grande, assumiu o trono de