Serlol
635 palavras
3 páginas
Importância económica da investigaçãoNo ambiente actual de progresso técnico e inovações aceleradas, uma concepção tradicional, estática, da empresa industrial revela-se cada vez mais caduca: só podem subsistir e desenvolver--se empresas que estejam suficientemente ao facto do progresso,e com tal flexibilidade que se adaptem a mudanças rápidas. A empresa deve procurar ser a primeira a traduzir em inovações a evolução do progresso, e mesmo nos casos em que o não faça imediatamente não deve perder contacto com esta evolução, a fim deencontrar nela a inspiração para a sua política a longo prazo. Em síntese, se a inovação é a arma táctica do empresário, a sua grande arma estratégica é a investigação. O confronto entre a taxa de crescimento de diversos sectores industriais e o seu esforço de investigação relativamente ao volume de negócios, mostra certa correlação. Nos Estados Unidos, no decurso do último decénio, as indústrias aeronáuticas, eléctricas, electrónicas, químicas e farmacêuticas estiveram à frente no esforço de investigação e também na rapidez do crescimento. E, como vimos mais acima, é com a condição de se apoiarem em sérios resultados de investigação que os investimentos no estrangeiro podem ter êxito.
Foi assim que a investigação, tendo assumido uma importância primordial para os Estados, como factor de defesa, de prestígio e de preparação de projectos a longo prazo (investigações militares, atómicas e espaciais), se tornou igualmente fundamental para as indústrias que dela têm feito a sua maior preocupação.
Não deixa de ser útil reflectir sobre as funções respectivas do Estado e das empresas privadas no esforço global de pesquisa de um grande país capitalista da nossa época. É corrente sublinhar em que medida as investigações financiadas pelo Estado para os seus fins prioritários (militares, atómicos ou espaciais) aproveitam à indústria no seu conjunto: desde as matérias plásticas (termocerâmicas), aperfeiçoadas para a construção dos satélites e