seringueira
LUIS FELIPE PASTORELLO
LUIZA GRISS JUTTEL
RICARDO RIBEIRO
FERNANDO FRANÇA
Conjunturas do manejo e conservação da biodiversidade do Brasil
CURITIBANOS
2014
FERNANDO FRANÇA, LUIS FELIPE PASTORELLO, LUIZA GRISS JUTTEL, RICARDO RIBEIRO.
CONJUNTURAS DO MANEJO E CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE DO BRASIL
Monografia apresentada como parte da avaliação da disciplina de Economia e Administração Rural, curso de graduação em Agronomia, campus Curitibanos, Universidade Federal de Santa Catarina.
Área de concentração: Ciências Agrárias. Professor Drª Estevam Munoz.
Curitibanos 2014
RESUMO
FRANÇA, F.; PASTORELLO, L. F.; JUTTEL, L. G.; RIBEIRO, R. Conjunturas do manejo e conservação da biodiversidade do Brasil: 2014. Trabalho (graduação em Agronomia) – Universidade Federal de Santa Catarina, Curitibanos, 2014.
Dentre um aglomerado de cerca de 200 países do Planeta, apenas 17 são considerados mega- diversos, ou seja, quem contém 70% da biodiversidade mundial. O Brasil é o país com a maior diversidade biológica continental e abrange dois dos 19 hotspots mundiais, a Mata Atlântica e o Cerrado. Em nosso território estão cerca de 15% a 20% de toda a biodiversidade mundial e a maior quantidade de espécies endêmicas. Essa riqueza biológica nacional esta visível na diversidade dos ecossistemas: são 5 biomas – Amazônia, Cerrado, Mata Atlântica, Caatinga, Pantanal e Pampa –, que abrangem 10 regiões fitoecológicas e 31 formações vegetais, entre florestas, savanas e estepes. Porém grande parte dessa imensa diversidade vem diminuindo de forma assustadora desde a época do descobrimento. Levantamentos indicam grande intensidade de devastação dos biomas nacionais, a Mata