seres
A obra visitada, o edifício Naila Bucar, será um edifício residencial, construído no bairro de Fátima, Jóquei, av. Ininga, com extensão de aproximadamente 2110.3 m² de terreno e 681,2 de área construída. O prédio constará com 17 andares, 18 pavimentos sendo os 2 primeiros pavimentos (térreo e 1º andar) de estacionamento, o 2º andar será área de lazer [Imagem03] e a partir do 3º até o 17º áreas residenciais, com 4 apartamentos por andar, com áreas de 115, 15 m² até o 14º andar e 199,99m² do 15º até 17º andares [Imagem04].
As obras iniciadas no mês de fevereiro/2011, com prazo de execução previsto de 35 meses, até o presente momento já constam 13 meses de atividades. O número total de funcionários trabalhando na obra chega a 57 operários.
Antes de se iniciar efetivamente as construções foi feito a análise topográfica do terreno, feita pela ENGASTE – Engenharia de assessoria técnica, através da sondagem. A sondagem é um processo muito usado para conhecer o subsolo fornecendo subsídios indispensáveis para escolher o tipo de fundação a ser utilizada, este teste é muito importante para Construção Civil.
O conhecimento do tipo de solo é importante para se conhecer o comportamento esperado ao receber as cargas. A sondagem prossegue até a profundidade especificada pelo projetista ou então até que a percussão atinja material duro como, por exemplo, rocha, matacões, seixos ou cascalhos de diâmetro grande.
Durante a perfuração é feito um ensaio de cravação do amostrador no fundo do furo, para medir a resistência do solo e coletar amostras [Imagem05]. Esses dados