seres vivos
(Fonte: Portal São Francisco. Disponível em:
. Acesso em: 23 mar. 2012).
Os lisossomos são organelas que participam de dois importantes processos celulares: autofagia e autólise. A figura a seguir representa qual desses processos? Diferencie e exemplifique os dois processos.
Figura: Fases da metamorfose de um sapo.
Fonte: Desenho Vanessa das Dores Duarte Teruel.
RESPOSTA DO ALUNO:
A figura desccreve o processe de Autólise.A autólise é o processo pelo qual uma célula se autodestroi espontaneamente.É incomum em organismos adultos e normalmente ocorre em células danificadas ou em tecido lesionado.Na autólise,uma instabilidade da membrana Lisossônica causada por fatores físicos ou químicos promove a ruptura da mesma ,levando ao derrame enzimático que irá promover a digestão da parte orgânica da célula e ,consequentemente,destruição dessa.Existem dois tipos de autólise:
Aultólise positiva(apoptose):é o fenômeno ligado à manutenção evolutiva de uma determinada espécie.Exemplo:a autólise da cauda dos girinos.Iniciada a metamorfose dos girinos,sinais químicos são emitidos para as células da cauda levando os vários lisossomos a realizarem autólises sucessivas que irão destruir as células e,consequentemente,a cauda do girino.Autólise negativa:O excesso de vitamina A por exemplo,pode induzir a autólise em células ósseas e cartilaginosas,o que explica as fraturas espontâneas nesses órgãos quando o organismo apresenta um quadro de intoxicação por vitamina A.
A autofagia é um processo essencial para o funcionamento da célula.Quem é responsável por este processo é o lisossoma.A célula elimina organelos