seres vivos
Os seres vivos necessitam de energia para sobreviver, a qual é obtida por meio de relações que estabelecem entre si e com o ambiente.
O ambiente possui as condições necessárias à vida dos seres vivos, pois ele:
* fornece a água, essencial ao metabolismo dos seres vivos;
*apresenta os gases necessários à respiração dos seres vivos, como o gás oxigênio, do qual dependem muitas espécies de seres vivos;
*recebe adequadamente a luz solar, essencial para a produção de alimento pelos vegetais, o qual, posteriormente, fornecerá energia a outros seres vivos por meio das cadeias alimentares;
*proporciona condições para que os seres vivos se fixem, se locomovam, se abriguem, entre outras ações.
Dessa forma, podemos perceber que os seres vivos dependem de vários fatores existentes no ambiente. Alterações nesses fatores podem causar sérios danos aos seres vivos.
Observando as várias relações que possam existir no meio ambiente, podemos concluir que os seres vivos não podem viver isolados.
Existe uma ciência que estuda as relações dos seres vivos entre si e com o ambiente – a Ecologia. Os profissionais que se dedicam a essa ciência são chamados ecólogos. Essa ciência tem um importante papel na conscientização das pessoas quanto às conseqüências da degradação ambiental.
Ecossistema
Observe o ambiente apresentado nas fotografias abaixo.
As fotografias apresentam parte de um ambiente, o manguezal. Nesse ambiente, podemos observar a presença de diversos seres vivos e de componentes físicos e químicos que exercem grande influência na vida dos organismos.
Os seres vivos de um determinado ambiente constituem o meio biótico.
Os componentes físicos e químicos de um ambiente constituem o meio abiótico.
O conjunto formado pelo meio biótico e pelo meio abiótico de um ambiente, assim como suas inter-relações, é chamado ecossistema.
meio biótico + meio abiótico = ecossistema
Em um ecossistema, o meio biótico e o meio abiótico