seres vivos
NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO DOS SERES VIVOS
Existem seres vivos formados por apenas uma célula, são os unicelulares; outros são formados por trilhões de células, são os pluricelulares. A célula nervosa (neurônio) é um exemplo. Vários neurônios organizados, exercendo uma determinada função, formam um tecido, como o tecido nervoso. Tecidos diferentes como o tecido nervoso e o tecido muscular, podem associar-se, constituindo um órgão como, por exemplo, o coração. Quando vários órgãos desempenham a mesma função, formam um sistema como, por exemplo, o sistema circulatório ou cardiovascular. Quando os sistemas se associam, formam um organismo, que é um ser vivo.
FORMAÇÃO DA TERRA
A Terra formou-se há mais ou menos 4,5 bilhões de anos. Sua superfície era constituída por magma fervente. As rochas teriam se formado a seguir, com o resfriamento da superfície do nosso planeta. As rochas mais antigas de que se tem conhecimento datam de 3,9 bilhões de anos e nelas não se encontram registros de vida.
Os primeiros indícios da existência de seres vivos datam de 3,5 bilhões de anos. Um bilhão de anos teriam se passado desde a origem do nosso planeta. Durante esse período, modificações importantes teriam surgido nas condições ambientais, possibilitando o aparecimento da vida. Como teria sido então, a origem dos primeiros seres vivos e como teriam esses seres evoluído e gerado essa imensa biodiversidade que existe hoje em nosso planeta? A resposta para essa questão não é simples, pois não podemos retroceder no tempo e ver como a vida se originou. Desde a antiguidade essa questão preocupa o ser humano. A seguir, veremos como os filósofos e cientistas interpretaram e até hoje procuram interpretar a origem da vida.
TEORIAS SOBRE A ORIGEM DA VIDA