seres vivos na educação infantil
O ser humano, os outros animais e as plantas provocam bastante interesse e curiosidade nas crianças: “Por que a lagartixa não cai do teto?”, “Existe plantas carnívoras?”, “ Por que algumas flores exalam perfume e outras não?” , “ O que aconteceria se os sapos comecem insetos até que eles acabassem?”. São muitas questões, hipóteses, relações e associações que as crianças fazem entorno deste tema. Em função disso, o trabalho com os seres vivos e suas intricadas relações com o meio oferece inúmeras oportunidades de aprendizagem e de ampliação da compreensão que a criança tem sobre o mundo social e natural. A construção desse conhecimento é uma das condições necessárias para que as crianças possam aos poucos desenvolver atitudes de respeito e preservação à vida e ao meio ambiente, bem como atitudes realizadas à sua saúde. São estes os conteúdos:
• Estabelecimento de algumas relações entre diferentes espécies de seres vivos, suas características e suas necessidades vitais.
• Conhecimento dos cuidados básicos de pequenos animais e vegetais por meio da sua criação e cultivo.
• Conhecimento de algumas espécies da fauna e da flora brasileira e mundial.
• Valorização da vida nas situações que impliquem cuidados prestados, animais e plantas.
• Percepção dos cuidados com o corpo, à prevenção de acidentes e à saúde de forma geral.
• Valorização de atitudes relacionadas à saúde e ao bem-estar individual e coletivo.
ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS
O contato com os animais e plantas, a participação que envolva os cuidados necessários à suas criações e cultivo, a possibilidade de observá-los, compará-los e estabelecer relações é fundamental para que as crianças possam ampliar seu conhecimento acerca dos seres vivos.
Oferecer oportunidades para que as crianças possam expor o que sabem sobre os animais que tem em casa, como cachorros, gatos, etc., também é uma forma de promover a aprendizagem sobre os seres vivos. O cultivo de plantas também pode ser realizado