Seres Vertebrados e Invertebrados que Vivem no Solo
1. Seres Vertebrados que Vivem no Solo
1.1. Cobra-cega
As cobras-cegas, ou cecílias, são, na verdade, animais pertencentes a um grupo dos anfíbios: o dos gimnofionos.
Assim, não são lagartos nem cobras e, muito menos, minhocas, já que estas, para início de conversa, são animais invertebrados. Também não são cobras-de-duas-cabeças.
Esse nome, cobra-cega, é dado porque o corpo de tais animais é comprido, alongado e sem patas, tal como as serpentes . Além disso, seus olhos são tão discretos que, se olharmos rapidamente para um desses indivíduos, teremos a impressão de que ele é completamente cego, por aparentemente não possuir essa estrutura. No entanto, ele é capaz de identificar, pelos olhos, as mudanças na luminosidade e, além disso, possui uma estrutura, um tentáculo, que permite que perceba cheiros e vibrações.
Em nosso país existem pelo menos 26 espécies desses animais, já registradas pelos cientistas!
1.2. Cobra-de-duas-cabeças
Esse nome, cobra-de-duas-cabeças, é dado porque sua cauda é curta e arredondada, apresentando mais ou menos a mesma largura da cabeça, parecendo que são, na verdade, duas cabeças, uma em cada ponta.
Em algumas espécies, principalmente quando o indivíduo se sente ameaçado, a cauda pode se mover tanto quanto a cabeça, ajudando ainda mais nessa confusão quanto ao que vem a ser cada uma dessas partes do corpo. Outras espécies podem soltar um pedaço da sua cauda, tal como alguns lagartos fazem, para confundir seus predadores.
As anfisbenas, ou cobras-de-duas-cabeças são pouco conhecidas e também avistadas por nós. Isso porque se trata de espécies que vivem enterradas no solo, cavando seus próprios túneis. Para isso, elas utilizam a cabeça, extremamente dura e resistente.
Em nosso país existem pelo menos 67 espécies de anfisbenas já registradas pelos cientistas!
1.3. Coruja do Campo
A coruja do Campo é muito comum pelos campos do Brasil.
Ave muito interessante e com