Seres Energéticos
Departamento de Antropologia
Cosmologias Comparadas
Luis Cayon
Carlos Wendel Xavier de Miranda 10096140
Seres energéticos
Construção e percepção do corpo entre os Reikianos
As terapias alternativas tem se expandido pelo Brasil e trazem percepções do corpo que a ciência ocidental tenta entender, e apesar das resistências, incorporar ao seu arcabouço técnico-teórico. O reiki é uma prática alternativa que busca recuperar o holismo em um mundo urbano desencantado e individualista. A cosmologia por trás do reiki traz uma ampla gama de conhecimentos que vem recebendo aos poucos legitimidade no sistema médico oficial, o foco é a cura por meio do reequilíbrio da pessoa e seus diversos corpos, e consequentemente, traz a idéia de uma missão de reequilíbrio do planeta, operada pelos reikianos, portadores dos símbolos e mistérios de manipulação da energia vital universal.
Neste ensaio pretendo tratar de alguns aspectos da cosmologia que envolve esta terapia, onde o indivíduo adquire uma nova percepção do cosmos por meio da sensação de integração com a natureza extrafísica transcendente e permanente.
A cosmologia reikiana é complexa, por curiosidade fiz um curso mês passado, até agora estou tentando compreender as mudanças que o ritual de iniciação empreendeu em minha consciência. Analisarei aqui uma realidade que está se inserindo na minha forma de pensar e vislumbrar o mundo, algo que eu não imaginava que aconteceria. Ganhei poderes ultranaturais e, segundo a mestra reikiana, tenho um passaporte para a Nova Era.
O reiki é uma técnica de cura que se caracteriza pela transmissão de energia principalmente através das mãos, utilizando yantras e mantras. A palavra japonesa significa “energia vital universal”, onde “rei” representa o que há de universal e está ligado ao plano espiritual, é uma energia onipresente e imanente. O “ki” ou “chi” é a energia vital individual que nos mantém vivos, a ausência de