Ser que o futebol brasileiro est ultrapassado
Tecnicamente sempre fomos muito superiores a qualquer outra nação;
Fisicamente, em algum período, chegamos a ser inferiores; e taticamente sempre sofremos com a falta de disciplina na aplicação da estratégia porque éramos tão melhores jogadores de bola que sempre achamos um jeito de vencer nossos rivais.
Que já fomos um dia o país do futebol revolucionário com a ginga e habilidade de seus jogadores isso é uma pura verdade. Somos pentacampeões mundiais e uma potência quando se trata em revelar grandes craques, mas desde a Copa do mundo de 1970 o que nós Brasileiros contribuímos para o mundo futebolístico?
Hoje se joga um futebol encurtando o campo, se tenta jogar num espaço entre 10 e 30 metros no máximo, essa é a distância que separa a parte defensiva do time, do ataque. Isso se faz não apenas para atacar trocando passes mais precisos assim diminuindo a chance de erros de fundamento e dar contra ataques para o outro time, mas também para diminuir o espaço de jogo do adversário, ocupando, melhor, “DOMINANDO” o meio campo estrategicamente, assim dificultando qualquer chance de criação do adversário.
Também vemos os times trocando muitos passes, porém aqui há uma divergência, pois alguns trocam passes em demasia sem muita objetividade e outros são mais agudos e muito objetivos, rodam mesmo o campo trocando passes, porém buscam o objetivo do gol o tempo todo.
Outro fator é esse fato de ocupar os espaços, povoando o meio campo, isso não só limita muito a criação adversária como obriga as vezes o adversário ao erro, vimos isso ontem, a seleção Brasileira tomou muitos gols simplesmente em erros de fundamentos e erros táticos, simplesmente pela presença e postura de jogo Alemã, que esbanjou disciplina tática.
Hoje vemos essa revolução do futebol acontecer em várias outras partes do mundo. Vemos uma seleção Japonesa com uma disciplina tática perfeita, vemos um time do Chile que além de genial tem uma postura de jogo muito