Ser ou nao ser
O mundo tem passado por varias transformações em curtos períodos, principalmente no século XX, quando foi criada a maioria das invenções que o revolucionara, o estilo de vida das pessoas. Por trás dessas invenções, existem pessoas ou equipes de pessoas com características especiais que são visionarias, questionam, arriscam, querem algo diferente, fazem acontecer e empreendem. Os empreenderes são pessoas diferenciadas, que possuem motivação singular, apaixonadas pelo que fazem, não se contentam em ser mais um na multidão, ele sempre foi importante para a sociedade. Portanto, a ênfase em empreendedorismo surge muito mais como conseqüência das mudanças tecnológicas e sua rapidez, e não é apenas um modismo. Por isso, o momento atual pode ser chamado de a era do empreendedorismo.
O contexto atual é propicio para o surgimento de um numero cada vez maior de empreendedores. Por esse motivo, a capacitação dos candidatos a empreendedor esta sendo prioridade em muitos países.
O fato é que o empreendedorismo finalmente começa a ser tratado no Brasil com o grau de importância que lhe é devido, seguindo o exemplo do que ocorreu em países desenvolvidos, como os Estados Unidos, onde os empreendedores são os grandes propulsores da economia.
O crescimento do empreendedorismo no mundo na década de 1990 pode ser observado nas ações desenvolvidas relacionadas ao tema. Um dos primeiros estudos do Global Entrepreneurship Monitor (GEM, 1990), já mostrava alguns exemplos: Reino unido que tinha a necessidade de se desenvolver uma serie de iniciativas para intensificar o empreendedorismo na região. Finlândia com o objetivo de dar suporte às iniciativas de criação de novas empresas.
Em todo mundo, o interesse pelo empreendedorismo se estende alem das ações dos governos nacionais, atraindo também atenção de muitas organizações multinacionais.
Alem de centenas de iniciativas dos governos locais e de organizações privadas, para encorajar e apoiar