Ser negro no brasil hoje;.
Idéia principal: O negro na sociedade brasileira atual: sua forma de pensar, a influencia social, passado e o tão atual racismo!
“Mas falar do racismo como um problema que só existiria fora é muito incômodo. A questão é admitir que o racismo também está presente no Brasil... e que o negro é ma das vítimas prediletas desse racismo.”
“[...] diferença nunca deveria ser sinônimo de inferioridade. Mas infelizmente foi, e ainda é.”
“Os negros de pele mais clara e aqueles que se afastavam dos valores africanos viam no branqueamento o único meio de subir na escala social e chegar a postos que lhes conferiam maior segurança, prestigio e liberdade.”
“ A libertação dos escravos resultou numa massa de negros que perambulavam pelas fazendas e cidades à procura de emprego.”
““ Eles não tem condição de aprender as novas técnicas de produção” diziam os ex-senhores...”
“ Quando o preto voa ?
“Quando cai da construção.”
“Há tantas outras piadinhas desse tipo. Elas traduzem que os negros na sociedade brasileira não são respeitados. São considerados ignorantes, raça inferior, sujos, perigosos... [...] Além disso esses exemplos são provas de que existe racismo no Brasil”
“[...] Inscrição gravada na Escola de Polícia de São Paulo: “Um negro parado é suspeito; correndo é culpado”.”
“Segundo uma pesquisa feita pelo Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), na Grande São Paulo, a porcentagem de negros desempregados é maior que a de brancos.”
“É fácil observar que muitos negros trabalham como empregados domésticos. [...] “A dona da casa está?”
“Você é um negro de alma branca!”
“Por que um negro bom tem de ter a alma branca?”
“Que casal feio, não?”; “Qual o interesse de uma loira por um negro? Ela deve estar numa pior...”; “Esse cara deve ser muito bom de cama...”
“As pessoas dificilmente admitem a mistura das cores [...]”
“A exigência de “boa aparência” ou o pedido de fotografia nos