ser criança
QUADRO DA PSICOLOGIA
EVOLUTIVA
PAULO XAVIER
NOVEMBRO 2008
OBJECTIVOS
No final do módulo Quadro da Psicologia Evolutiva, as(os) formandas(os) deverão ser capazes de:
•
Reconhecer os princípios básicos de psicologia evolutiva, dando particular ênfase à velhice como etapa do desenvolvimento humano.
•
Reconhecer, caracterizar e distinguir as diferentes redes de apoio disponíveis e possíveis de serem utilizadas junto de pessoas idosas.
•
Reconhecer a importância das pessoas idosas na forma como contribuem para uma cidadania interveniente e responsável.
DESTINATÁRIOS
Este manual dirige-se a formandas(os) do curso de Agente em Geriatria.
1. A VELHICE NO QUADRO DA PSICOLOGIA
EVOLUTIVA
A Psicologia Evolutiva é a disciplina científica que estuda o comportamento humano enquanto instrumento de adaptação da nossa espécie ao meio ambiente. Isto significa que podemos entender os nossos comportamentos como algo que resulta de uma evolução sujeita a processos de selecção natural ao longo de toda a nossa história, desde os primórdios da existência da espécie humana. É fácil perceber que tanto as características físicas de um animal (tamanho, cor, força muscular, apuramento dos sentidos, etc.) como as características comportamentais (forma de reprodução, capacidade para identificar o perigo e reagir adequadamente, capacidade para escolher os alimentos, habilidade para conceber utensílios, etc.), podem fazer a diferença entre sobreviver ou morrer.
Um animal que morra antes de atingir a maturidade reprodutiva não transmite os seus traços físicos e comportamentais à descendência. Por isso, os comportamentos que hoje podemos observar nas espécies que existem são comportamentos que podemos considerar “bem sucedidos”.
Pelo menos não levaram à extinção dessa espécie.
Isso significa que o comportamento humano que hoje conhecemos sobreviveu a milhares de anos de pressões ambientais, pelo que o podemos
tentar