Ser cidadão ou ñ ser.
Sabe-se que a posse de um político dura 4 anos e depois deste período acontecem às eleições. Esse representante pode ser reeleito ou outro candidato assumirá o cargo governamental, entretanto antes de qualquer ação eleitoral se faz necessário que o cidadão ou aquele que diz cidadão fizesse algumas perguntas para si mesmo: O que este candidato fez ou fará pelo o lugar onde vivo? Ele tem a ficha limpa? Quais são as suas propostas para o novo mandato? Porém indagações desse tipo não são feitas e o individuo vota em qualquer um.
Aristóteles em sua sapiência relatou que o homem é um animal político, contundo o ser humano tem mania ou ignorância de esquecer os fatos e não utilizar da lógica. Mas até quando a educação ficará do jeito que está? A saúde? A segurança? Sem falar do salário mínimo que todo ano aumenta enganando a população, porque os impostos e inflação também aumentam e esse dinheiro vai para onde? Vai para os cofres públicos, ou seja, o bolso dos políticos, pois os salários deles elevam de uma forma exorbitante, sem mencionar que todo ano há um escândalo os envolvendo e tudo isso dá em que? Em “pizza”.
A população não participa das decisões que envolvem o país, só o fazem quando a atuação em questão é escolher o representante, desconhecendo os seus outros direitos e quando conhecem não lutam por eles. Há uma indignação geral pelo o que está acontecendo com a vida política do país, todavia não há uma comoção geral para mudar esta realidade e a culpa desta situação precária que se encontra o poder executivo e legislativo é do povo que não sabe exercer a cidadania.
Haverá uma sociedade justa quando o povo decidir cobrar de seus representantes uma boa atuação e não se abster politicamente deixando que tais pessoas façam o que querem e de forma desejável pra eles, pois enquanto não houver atitudes de mudanças o país ficará estagnado nesse processo subdesenvolvimento porque somente ações coletivas podem