Ser africano no Brasil dos séculos XVIII e XIX
1- A partir da leitura do texto, responda argumentando e fazendo uso de citações diretas (quando necessário), o que significou ser africano no Brasil dos séculos XVIII e XIX? Significou a estrada dos negros africanos no Brasil que vinham caçados da África em navios negreiros e quando chegavam ao brasil erram levados a centros de vendas de escravos que ficava em grandes cidades e buscavam o interesses de grandes produtores agrícolas onde havia maior interesse em homens pois tinham mais forças para o trabalho bruto em cafezais e canaviais.
2- Quem eram os africanos que não foram escravos e viviam no Brasil? Erram africanos que estavam vindo para o Brasil ou escondidos ou que foram pegos em navios negreiros e soutos com liberdade de ir e vir onde quisessem e geralmente se juntavam em quilombos com outros es-escravos ondem podiam manter as tradições vivas de seus respectivos lugares e ontem faziam produção de seus alimentos para consumo próprio.
3- Para além dos espaços dos quilombos, em quais outros locais houveram reis e chefes africanos? Além dos quilombos grandes partes ficavam em igrejas e em locais escondidos, boa parte além de continuar no Brasil erram escravos normais trabalhando como os outros geralmente no interior, só depois de algum tempo os seus amigos companheiros de tronos pediam um recrutamento dos supostos chefes para volta a África onde erram muito úteis pois já sabiam falar outro idioma, muitos deles já usavam o nome adquirido aqui no Brasil.
4- Além da questão afro, que outras questões são abordadas no documentário? São abordadas questões religiosas pois alguns negros acabaram se tornando santos, outros acabaram se tornando artistas, outros se tratava sobre grandes lideranças que vinham da África. E sobre o alastramento de etnias entre os povos, quando começaram a misturar as raças.
5- Escolha uma parte do texto que lhe seja muito significativa,