Sequênciação Textual
Sequenciação textual
Sequenciação textual: diversos tipos de atividades realizadas p/ fazer o texto progredir.
A sequenciação pode ocorrer de 2 formas:
1. Sequenciação com recorrências: tipos variados:
1.1 Recorrência de termos: é a reiteração de um mesmo item lexical. A reiteração traz o acréscimo de novas instruções de sentido.
1.2 Recorrência de estruturas: paralelismo sintático: mesma estrutura sintática, mas itens lexicais diferentes. Comum: poesia e prosa (função retórico / persuasiva).
1.3 Recorrência de conteúdos semânticos: paráfrase: mesmo conteúdo semântico, mas formas estruturais diferentes. A cada reapresentação sobre alguma alteração: ajustamento, reformulação, desenvolvimento, síntese ou precisão maior. Expressões introdutoras de paráfrases: isto é, ou seja, quer dizer, ou melhor, em outras palavras, em síntese, em resumo.
1.4 Recorrência de recursos fonológicos segmentais e/ou suprassegmentais: existência de uma invariante fonológica. Ex: igualdade de metro, ritmo, rima, assonâncias, aliterações, etc.
1.5 Recorrência de tempo e aspecto verbal: a recorrência de um mesmo tempo verbal pode indicar: 1.5.1.se a sequência deve ser interpretada como comentário ou relato; 1.5.2.se a perspectiva é retrospectiva, prospectiva ou zero; 1.5.3.se o segmento em que ocorre pertence ao 1º plano (pretérito perfeito(eu fiz, acabou) > ações realizada e finalizada pela personagem, que fazem a narrativa avançar) ou 2º plano/plano de fundo (pretérito imperfeito do indicativo(eu poderia fazer)q > caracterização do espaço e das personagens da narrativa- o cenário aonde acontece a ação).
2. Sequenciação sem recorrências: fatores de coesão textual que garantem a continuidade do tema, estabelecimento de relações semânticas/pragmáticas, ordenação e articulação de sequências textuais:
- Procedimentos de manutenção temática: é garantida