sequências didáticas
Um texto divertido, cheio de rimas e... problemas! Os poemas deste livro vão brincar com a Matemática ao propor charadas, apresentar enigmas e elaborar contas, transformando os problemas em poemas e vice-versa. Um livro rico e recheado de brincadeiras matemáticas...
A história POEMAS PROBLEMAS da autora Renata Bueno, foi apresentada para a turma 41 (manhã) através da sua contação, trazendo um pouco sobre a leveza dos poemas, e ao mesmo tempo, nos desafiando a interpretar os problemas matemáticos que estão por trás de cada poema. A história pretende trabalhar não só com a Poesia, que é um gênero literário caracterizado pela composição em versos, e que manifesta a beleza estética em forma de palavras. Mas também com questões que envolvem o raciocínio lógico matemático, através da proposta de resolução de problemas criativa e diferenciada.
Com isso, após a contação,o desafio lançado a turma, foi tentar resolver os problemas que estavam escondidos entre os poemas. E não é que essa galera resolve problemas como ninguém?
Teve até quem resolveu os cálculos de cabeça, sem precisar transportá-los para o papel!
No aquário que comprei há 2 peixes vermelhinhos, um laranja que é o rei, e mais 9 amarelinhos, ao todo nadando juntos, quantos são os peixinhos?
Mas a brincadeira não parou por ai, para desafiar ainda mais essa turminha que adora brincar com a matemática, foi proposto para criar, em duplas, um poema problema.
Ao final das criações, os alunos desafiaram uns aos outros, escrevendo no quadro os problemas matemáticos que criaram. E não é que eles capricharam?
1º) A MERENDEIRA
Cris comprou 235 pães para o lanche, e 245 caixas de suco. Os alunos comeram 215 pães e tomaram 235 caixas de suco. Quantos pães e sucos sobraram?
2º) COBRADA
A cobra vai a feira todo dia. Ela leva duas sacolas com 10 laranjas, e vende 10. Com quantas laranjas ela fica?Autores – Lucas e Bianca.
3º) A