sequência didática língua portuguesa ensino médio
Análise dos personagens na Narrativa
Objetivos
- Aumentar o repertório literário.
- Ler textos pré-selecionados e analisar os personagens, identificando as características e a importância de cada um para a narrativa.
- Apresentar um seminário sobre os personagens das histórias lidas.
Conteúdo
- Leitura.
Anos
- 7º ao 9º.
Tempo estimado
- 12 aulas.
Material necessário
- Textos:Felicidade Clandestina(Clarice Lispector, 60 págs.,Ed. Rocco),O Doido da Garrafa(Adriana Falcão, 132 págs,Ed. Planeta do Brasil),Suflê de Chuchu(publicado em Comédias Para se Ler na Escola, Luis Fernando Veríssimo, 148 págs,Ed. Objetiva),Rosa Regada(publicado em Boa Companhia - Contos, Amilcar Bettega Barbosa, 128 págs.Ed. Companhia das Letras).
Desenvolvimento
1ª Etapa
Retome com os jovens a estrutura básica de uma narrativa (espaço, narrador, tempo, enredo, personagem, tipo de discurso) e explique que vocês vão aprofundar o estudo sobre o personagem. Mostre a diferença entre as funções que podem ser desempenhada por ele: protagonista, antagonista ou secundário. Relembre também a classificação quanto à evolução na narrativa: personagem plano (ou linear), que mantém o comportamento, e personagem redondo (ou esférico), que surpreende no desenrolar da trama.
2ª Etapa
Apresente os títulos dos quatro textos a serem estudados: Felicidade Clandestina, O Doido da Garrafa, Suflê de Chuchu e Rosa Regada e apresente os autores. Incentive a turma a realizar inferências sobre os textos somente com base nos títulos. Por exemplo, em que consistiria uma felicidade clandestina? O que seria um doido da garrafa? E que garrafa seria essa? O que terá acontecido com o suflê? Será que há relação com o fato do chuchu ser considerado insosso? A rosa do título seria uma mulher com esse nome ou se acaso se referiria à flor? Discuta essas e outras questões e monte um quadro com as opiniões.
3ª Etapa
Distribua