Sequência Didática Contos de Aventura
OBJETIVO
- Apreciar a leitura de um clássico da literatura.
- Conhecer estruturas e aprender a elaborar uma narrativa de aventura.
CONTEÚDOS
- Leitura e produção de texto.
TEMPO ESTIMADO
15 aulas.
MATERIAL NECESSÁRIO
Conto “A Quarta Viagem de Simbad, o Marujo”, publicado em Os Melhores Contos de Aventura. Cartolinas.
DESENVOLVIMENTO
1º MÓDULO
Para atrair a atenção dos alunos, apresentar primeiramente à turma o marujo Simbad, personagem célebre da obra “As Mil e Uma Noites”. Perguntar aos alunos qual o conhecimento prévio que eles possuem sobre a obra.
2º MÓDULO
Verificar qual o conhecimento prévio que os alunos possuem sobre o gênero de contos de aventura. Exemplificar usando títulos atuais ou clássicos como: As viagens de Gulliver; Odisseia; Ilíada; Crônicas de Nárnia, Senhor dos Anéis, etc.
3º MÓDULO
Organizar sessões diárias de leitura em voz alta do conto e pedir que os estudantes levantem informações importantes sobre os personagens, o ambiente, a sequência dos episódios, os aspectos linguísticos (como marcadores de tempo, tempos verbais e expressões típicas usadas pelos personagens).
4º MÓDULO
Ao terminar as leituras diárias, ressaltar as características básicas da narrativa de aventura. Formular questões que permitam aos alunos identificá-las no conto lido em sala.
Enredo - corresponde à ação que vai ser narrada (O quê aconteceu? Como? Por quê?)
Tempo - em que linha temporal aconteceu o fato (Quando?)
Cenário - descrição de onde aconteceu o fato (Onde?)
Personagens - participantes ou observadores da ação (Quem?)
Consequências - Resultado do desenrolar da ação que provoca um determinado desfecho.
5º MÓDULO
Pedir aos alunos que formem grupos para a realização de fichas técnicas sobre uma personagem específica da história, cada grupo ficara responsável por um. Depois de levantar as informações, serão confeccionados cartazes contendo informações de cada personagem, físicas