Sequencias para professores
A sequência didática para trabalho para qualquer tipo de gênero textual necessita estar focada no trabalho com as características e peculiaridades do gênero em si. Minha afirmação , apesar de parecer óbvia, se justifica no fato dos professores, principalmente aqueles dos anos de alfabetização, muitas vezes colocarem o foco do trabalho com a língua apenas na aquisição da leitura e da escrita e se utilizarem dos diferentes gêneros apenas como um subterfúgio para fazer com que as crianças avancem na hipótese de escrita, sem se dedicar a atenção necessária à estrutura do gênero e sua função social, o que no fim das contas é o principal motivo deste trabalho.
Objetivo(s)
- Utilizar adequadamente o texto epistolar
- Reconhecer a função do convite e suas características
- Vivenciar uma situação real de utilização do gênero
Conteúdo(s)
Leitura e produção de texto- bilhete
Ano- 2
Tempo estimado – 4 a 6 aulas
Material necessário
-Livro paradidático
- Cartolina, canetinha, lápis de cor
Desenvolvimento
1ª etapa : A leitura do livro “Bruxa, bruxa, venha `a minha festa” é o que desencadeia a sequência. Após a leitura deleite do livro, observando a beleza das ilustrações e a conversa sobre a história, seguimos para a escrita coletiva do convite da festa da bruxa, fazendo com os alunos um levantamento dos elementos fundamentais do convite ( data, local, motivo do convite, a quem é endereçado, quem está sendo convidado).
2ª etapa: Para casa, pedir que cada um procure convites que tenham recebido. Durante a aula, recolher os convites e pedir que as crianças classifiquem os tipo de convite que vieram. Observar se eles trazem as informações principais ( debatidas na aula anterior) que necessitam constar num bilhete.
3ª etapa: Pode-se aproveitar qualquer evento que esteja para acontecer na escola ( reunião de pais, festinhas etc) para partir então para a produção escrita de um convite numa situação real. A produção