sequencias didáticas
II Encontro de Professores do Ensino Básico
Vale do Mamanguape
TÍTULO DO TRABALHO
A contribuição da Cultura Nordestina no planejamento e execução de sequências didáticas, nas práticas de leitura e produção textual do Ensino Fundamental
SILVA, Maria de Fátima da
Prefeitura Municipal de Juripiranga/PB – Secretaria de Educação
Práticas discursivas em contextos de Formação de Professores
RESUMO:
A educação é um tema muito abrangente, presente em discussões nos vários segmentos sociais e políticos. Dentro da amplitude do tema, a questão da competência da leitura se destaca pela sua relevância na vida social e movimenta discussões e reflexões em escolas e segmentos de qualificação de professores,estando presente, também, tanto no debate social acerca da importância e finalidade da educação na sociedade atual, quanto nas discussões sobre os problemas da educação no país. Ressalte-se a necessidade de capacitar as pessoas para a “leitura de mundo”, que extrapola as barreiras da decodificação de signos e da interpretação presa ao texto.
Há décadas discute-se,qual a formação ideal ou necessária do professor do ensino básico (fundamental e médio), principalmente no que tange a questão do desenvolvimento da leitura e da escrita; numa demonstração ostensiva de insatisfação generalizada com relação aos modelos formativos vigentes, principalmente nos cursos de licenciatura.
A transmissão de significados constitui o fluxo intersubjetivo (é a relação entre sujeito e sujeito e/ou sujeito e objeto) pelo qual circula a cultura. A experiência vivida, o real sentido, percebido ou compreendido, o mundo do real ou do imaginário, das teorias científicas ou dos mitos, enfim, da vigília ou do sonho, é mediado de homem a homem por entes concretos capazes de impressionar nossos sentidos: os signos.
Dessas concepções têm como peças-chave a relação interpessoal, o contexto de produção dos textos, as diferentes situações de