sequencia ditatica
Professor: (a)
Componente curricular:
Data:
Objetivo:
Este é um importante recurso para os estudantes perceberem a classificação das palavras da língua portuguesa, com foco morfológico e sintático, apresentando a riqueza das palavras.
Conteúdos:
Classes de palavras
Tempo de duração:
5 horas-aula
Anos:
8º e 9º
Competências e habilidades:
Competência: Ler e compreender Gêneros Textuais Diversos.
Habilidade: Reconhecer as diferentes classes de palavras e suas funções no texto e no discurso.
Materiais necessários:
Livro didático, xerox de textos e slides
Sequência Didática: Desenvolvimento
1ª Parte:
Iniciarei a aula fazendo a seguinte contextualização e questionamento:
Classificar, descrever e caracterizar são atividades comuns tanto no nosso dia a dia quanto no âmbito das ciências. Por exemplo, a lavadeira, para lavar as roupas, as separa por cor e/ou tecido; o repositor de um supermercado separa os itens por tipo/finalidade; os biólogos classificam os seres vivos, descrevendo características e funções comuns a uma mesma espécie; os químicos separam os elementos, na tabela periódica, por meio da identificação de suas propriedades, e etc. E nos estudos gramaticais de uma língua, o que e como fazemos?
2ª Parte:
Explicarei o porquê é importante classificar e quais são os critérios de classificação das palavras. Apresentação dos slides "Classes de palavras - estudos gramaticais".
3ª Parte:
Apresentarei as 10 classes de palavras do português, mostrando a relação existente entre elas.
4ª Parte:
Falarei sobre as características de cada classe, por exemplo, dizendo que 6 classes são variáveis (substantivo, adjetivo, artigo, pronome, numeral e verbo) e 4 invariáveis (advérbio, conjunção, preposição e interjeição). Comentarei que esta proposta de classificação está fundamentada nos estudos da tradição gramatical da língua, que tem como foco a norma e a escrita padrão. Explicarei, ainda, que, no uso efetivo da