Sequencia didática
FUNDAMENTOS METODOLÓGICOS DO ENSIDO DO PORTUGUÊS
PROFESSORA: CAMILA SEQUETTO PEREIRA
ALUNAS: CAROLINE VASCONCELOS DETTMANN RIBEIRO, ELIANE SATHLER.
Plano de aula: Sequência expandida.
Nessa proposta iremos analisar a obra O Guarani, de José de Alencar, trabalhando os aspectos da leitura, interpretação e produção de texto. E será direcionado ao ensino médio.
Essa atividade tem por objetivo desenvolver as habilidades de leitura e escrita, incentivando os alunos a terem prazer em ler, fazendo com que essa atividade se torne um hábito. Após a interpretação e contextualização, finalizaremos a atividade com uma produção de texto, uma resenha, abordando os principais pontos da obra.
Como estratégia, iremos apresentar um documentário indígena, e utilizaremos apresentações no Prezi, utilizando imagens da cultura dos índios, para que os alunos no momento da leitura reconheçam tanto o ambiente como os personagens.
A duração dessa atividade será de 08 (oito) aulas, cada uma com 50 minutos.
1-Motivação
Introdução do assunto: cultura indígena
Perguntar aos alunos o que eles conhecem sobre a cultura dos índios, se eles sabem onde e como vivem hoje em dia.
Apresentar o documentário: “Índios, os donos da terra” (http://www.youtube.com/watch?v=6bP3jibUwkA)
2- Introdução
Apresentar a obra O Guarani de José de Alencar, e falar sobre a sua biografia. Explicar o motivo da escolha desse livro, e lembrar a importância dessa obra para a literatura brasileira, pois foi uma das primeiras obras a serem produzidas.
Analisar a capa do livro e fazer a leitura do prefácio, na nossa edição ele fora escrito por Caetano Veloso, por isso é preciso deixar claro os dados de sua edição, pois cada um contém um prefácio específico, Ex: Alencar, José. O Guarani. Editora L&PM Pocket - Porto Alegre, 2011.
3- Leitura
O livro está dividido em quatro partes: “Os aventureiros”, “Peri”, “Os Aimorés”, e “ A catástrofe”. Após a leitura de cada