Sequencia didática A casa
A casa - Vinicius de Moraes
ERA UMA CASA MUITO ENGRAÇADA
NÃO TINHA TETO, NÃO TINHA NADA
NINGUÉM PODIA ENTRAR NELA, NÃO
PORQUE NA CASA NÃO TINHA CHÃO
NINGUÉM PODIA DORMIR NA REDE
PORQUE NA CASA NÃO TINHA PAREDE
NINGUÉM PODIA FAZER PIPI
PORQUE PENICO NÃO TINHA ALI
MAS ERA FEITA COM MUITO ESMERO
NA RUA DOS BOBOS, NÚMERO ZERO
1º Dia - Sensibilização e Introdução
1º Momento:
Cantar o poema junto com as crianças.
Na roda de conversa, questionar as crianças se já ouviram o poema? Se gostaram? Se já ouviram falar em Vinicius de Moraes? Mostrar foto do autor e relatar sua vida (Bibliografia); dizer a elas que por um período estaremos trabalhando alguns poemas escritos por ele.
2º Momento:
Escrever a música num papel pardo em forma de casa, juntamente com as crianças, e depois pintar as mãozinhas com guachê e decorar a casa.
2º Dia- CÂNTICO, INTERPRETAÇÃO E CRIAÇÃO
1º Momento:
Apresentar um vídeo sobre a biografia de Vinicius de Moraes (https://www.youtube.com/watch?v=q1Q1JdNUYJA- Pintor: Cândido Portinari - Quintal da Cultura - 16/10/13), e o vídeo infantil do poema “A Casa”. De posse do cartaz; colocar a música para as crianças ouvirem, primeiro ler, depois cantar com elas várias vezes – apontando as palavras no cartaz; Interpretando oralmente o poema: Questionar às crianças quanto: Qual é o título do poema?
Quem é o seu autor?
Sobre o que fala o mesmo?
A casa da qual o poema fala é igual ou diferente da que a gente mora? Por quê?
Por que a casa do poema pode ser considerada engraçada?
2º Momento:
Dar às crianças uma folha de papel com apenas dois riscos e pedir para que elas, usando tinta guache e o dedo, completem o desenho da casa colocando as partes que faltam nela de acordo com o poema: teto, chão, paredes, o pinico.
NOME:__________________________________DATA:_______________
USANDO TINTA GUACHÊ E SEU DEDINHO COMPLETE A CASA COLOCANDO AS PARTES QUE FALTAM DE ACORDO COM O POEMA: TETO, CHÃO, PAREDES E O PINICO.