Sequencia didática de história os povos indígenas
HISTÓRIA
6 º ANO
Flávio Melo
HABILIDADES DO CBC DE HISTÓRIA:
5.1: Analisar e compreender as especificidades e complexidades dos povos indígenas brasileiros à época de sua “descoberta” pelos europeus: origens, movimentos migratórios e diversidade linguístico-cultural.
5.2: Diferenciar as principais “nações” indígenas brasileiras, especialmente as reconhecidas como presentes em Minas Gerais: Pataxó, Xacriabá, Krenak e Maxacali Caxixó, Aranã Paulíararu, Xucuru, Kariri.
1º AULA:
CONHECIMENTO PRÉVIO
1. Antes de iniciar o trabalho, o professor deverá pendurar um varal na sala de aula, e em seguida, selecionar várias imagens de índios de diferentes etnias.
2. Ao iniciar a aula, dispor as imagens sobre as mesas de forma que os alunos possam manuseá-las para escolher àquelas que se referem aos índios brasileiros para, juntos, montarem um varal.
3. Após a montagem do varal, pedir que os alunos analisem e digam sobre o que eles pensam quando observam as gravuras:
a) Quem aparece nas imagens? b) O que vocês sabem sobre esses povos? c) O que vocês pensam a respeito dos indígenas das imagens? d) Alguns de vocês conhecem ou já viram os povos dessas fotos? e) É difícil de encontrá-los, por quê? Onde moram? f) Em que eles se parecem ou se diferem de nós?
4. O professor deverá ampliar a discussão, provocando reflexões para que os alunos exponham, ao máximo, informações sobre os índios tendo, assim, a oportunidade de confrontá-las com os textos a serem estudados no decorrer da sequência didática.
5. Neste ínterim, o professor deverá registrar no quadro, em forma de síntese, as informações que os alunos forem destacando.
Essa discussão não deve durar muito tempo, 15 minutos no máximo. A intenção é fazer com que os alunos pensam e reflitam sobre a situação indígena. É importante que eles externem as informações que sabem sobre os índios para, posteriormente, compararem com os relatos apresentados no vídeo que