sequencia didatica
A receita culinária é um gênero textual no qual predomina o aspecto tipológico do descrever ações, tendo, como estrutura, as seguintes partes: ingredientes, modo de fazer, tempo de preparo, calorias e rendimento. No trabalho com receitas, deve-se considerar o objetivo deste gênero textual, quem faz uso dele (escreve e lê), onde encontramos e do que fala uma receita.
EIXO LEITURA
-Desenvolver atitudes e disposições favoráveis à leitura.
-Desenvolver capacidades necessárias à leitura com fluência e compreensão:
(i) Identificar as finalidades e funções da leitura em função do reconhecimento do suporte, do gênero e da contextualização.
EIXO DESENVOLVIMENTO DA ORALIDADE
-Participar das interações cotidianas em sala de aula: escutando com atenção e compreensão; respondendo as questões propostas pelo professor; expondo opiniões nos debates com os colegas e com o professor.
EIXO PRODUÇÃO ESCRITA
-Compreender e valorizar o uso da escrita com diferentes funções, em diferentes gêneros.
-Produzir textos escritos de gêneros diversos, adequados aos objetivos, ao destinatário e ao contexto de circulação.
Desenvolvimento
Atividades de introduzir:
Professor(a):
Inicie esta Sequência Didática conversando com seus alunos que é comum nas famílias existir alguém que saiba fazer um prato bem gostoso. Só que para chegar à essa prática, normalmente a pessoa ouviu e/ou leu um texto muito interessante chamado receita. A receita culinária é um gênero textual muito antigo, repassado, na maioria das vezes, de forma oral, de mãe para filha(o), de avó para neta(o), de amiga para amiga(o), quase sempre com um ‘segredinho’ de família.
As receitas são quase sempre memorizadas por quem as prepara e quando são repassadas adiante, geralmente acontece de forma oral.
RECONHECIMENTO DO GÊNERO TEXTUAL RECEITA CULINÁRIA
• Pesquisa sobre o gênero
1- Propor aos alunos que conversem, em casa, com suas mães (avós ou tias), sobre qual(is) receita(s) ela(s) mais