sequencia didatica alimentaçao
Tema: O Sanduiche de Dona Maricota
Participantes: Alunos dos 3 ª B
Professores: Solange Caruzo Lozano
Orientadora: Silvia Bortolin
Duração do Projeto: 06 aulas de 2 horas
Justificativa
Sabe-se que a infância é um período de intenso crescimento e desenvolvimento, no qual a alimentação exerce importante papel, ao passo que por meio dela é possível otimizar o potencial genético da criança ou ao contrário sua escassez ou má qualidade pode proporcionar a ocorrência de doenças futuras.
Por outro lado, a criança tende a desenvolver preferências por determinados grupos de alimentos, normalmente alimentos industrializados, e aversão a alimentos naturais como frutas, verduras e legumes, que funcionam como grandes fontes de vitaminas, minerais e fibras, indispensáveis para sua saúde.
Diante desse cenário, faz-se necessário a ação pedagógica e o estímulo aos trabalhos que envolvam diferentes abordagens com esses grupos alimentares, a fim de que, por meio do contato direto tornem interessantes e seu consumo possa ser aumentado.
Direitos de aprendizagens:
Linguagem:
Localizar informações explícitas em textos de diferentes gêneros, temáticas, lidos com autonomia e ou pelo professor.
Utilizar vocabulários diversificados e adequados ao gênero e as finalidades propostas.
Ler textos não-verbais, em diferentes suportes. Planejar a escrita de textos considerando o contexto de produção: organizar roteiros, planos gerais para atender a diferentes finalidades, com autonomia.
Matemática:
Coletar, organizar, classificar, ordenar e construir representações próprias para a comunicação de dados coletados.
Produção de textos escritos a partir da interpretação de gráficos e tabelas.
Ciências:
Relacionar as informações científicas lidas com conhecimentos anteriores.
Aprender a planejar modos de colocar conhecimentos científicos já produzidos e idéias próprias como suposições a serem avaliadas (hipóteses a serem exploradas).