Separação de misturas
Júlia Toledo Fortes - RA: 725718
Willyan Dhavid Zanqui Cavalcante - RA: 725720
Muriel de Camargo Lopes - RA: 725719
Disciplina:
Engenharia
Turma:
Experimento no
Data da realização do experimento:17/03/2015
Responsável:
Conteúdo
Resumo 3
Introdução 3
Procedimento Experimental 4
Resultados e Discussão 5
Conclusão 7
Referências 7
Anexos: 7
Resumo Na separação de misturas existem vários métodos de separar as substâncias. Neste relatório são utilizados os seguintes métodos:
- Na primeira mistura, ocorre a separação de areia e NaCl (sal de cozinha), utilizando o processo de dissolução fracionada;
- Na separação da Fe (limalha) + S (enxofre) é utilizado o método de imantação;
- Na mistura de solução CuSo4 (sulfato de cobre), é necessário a destilação simples.
- E por fim na separação da última mistura, ocorre a extração do álcool da gasolina, para este processo é usado o método de decantação.
Introdução Em química, separações de misturas são utilizadas para decompor misturas de substâncias em um sistema qualquer nos dois ou mais componentes originais. Os métodos para que isso se concretize são muitos como por exemplo, filtração, destilação, decantação, cromatografia, derivatização, entre outros. Cada método de separação é utilizado para certo tipo de mistura, que pode ser dividida basicamente entre homogênea e heterogênea. Existem métodos diferenciados para separar os componentes desta mistura, um deles é chamado de dissolução fracionada e consiste em diluir a mistura heterogênea e separar as substâncias solúveis das insolúveis. Exemplo: Como seria possível separar a mistura de sal e areia do mar? Como se vê, trata-se de dois sólidos. Se adicionarmos água a essa mistura, o sal irá se dissolver e a areia não. Processo:
1- Adiciona-se água à mistura de sal e areia.
2 - Com o auxílio de um filtro de papel, filtra-se o sistema: a areia fica retida, separando-se da água salgada. Se