Separação de misturas
SEPARAÇÃO DE MISTURAs sumário 1.RESUMO. 3
2.OBJETIVOS. 3
3.INTRODUÇÃO. 3
4.PARTE EXPERIMENTAL. 5
5.RESULTADOS E DISCUSSÃO. 6
6.CONSIDERAÇÕES FINAIS. 8
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA. 9 10 10 ANEXOS 10
1. RESUMO.
Nesse relatório vamos descrever o passo a passo do experimento de separação de misturas, feito no laboratório de química, acompanhado pelo professor (a) responsável.
Iremos misturar os elementos: dicromato de potássio, cloreto de sódio, areia e limalha de ferro, para podermos observar as etapas de separação de cada elemento, as quantidades obtidas e a pureza de cada elemento após os processos feitos. Após o termino do experimento, foram feitas anotações que estão anexadas ao relatório.
2. OBJETIVOS.
Estudar a separação de misturas;
Utilizar três métodos para separar quatro substâncias (areia, ferro, cloreto de sódio e dicromato de potássio);
Verificar a solubilidade das substâncias (mistura heterogênea);
Identificar as fases das substâncias;
Verificar as possíveis mudanças de fase durante o processo;
Verificar as perdas dos componentes durante a separação;
3. INTRODUÇÃO.
Mistura é uma associação de duas ou mais substâncias diferentes. A maioria dos materiais encontrados na natureza não são substâncias puras, e sim misturas de mais de um tipo de molécula na sua constituição. As espécies químicas presentes na mistura são denominadas componentes.
Cada aspecto distinto observado na região de um sistema é chamado de fase. De acordo com o número de fases e também com a observação visual, podemos classificar as misturas como homogêneas ou heterogêneas.
Misturas Homogêneas: são aquelas que apresentam uma única fase, ou seja, são monofásicas. Toda sua extensão possui um único aspecto.
Misturas Heterogêneas: