separação de misturas
Disciplina: QUIMICA GERAL E INORGÂNICA
1. INTRODUÇÃO. Mistura é constituída por duas ou mais subtâncias puras, sejam elas simples ou compostas. As misturas podem ser homogêneas, quando não é possível identificar os componentes, formando neste caso uma única fase; ou heterogênea, quando é possível identificar os componentes, formando duas ou mais fases. As misturas podem ser separadas por diferentes processos físicos, dentre eles a filtração, destilação (simples ou fracionada), decantação, centrifugação, entre outras.
2. OBJETIVO.
Efetuar a separação de diferentes tipos de mistura, utilizando diferentes técnicas.
3. Materiais e Reagentes.
Funil de vidro, papel de filtro
2 Béqueres de 100 mL
Bastão de vidro, Funil de separação
Suporte universal com garras
2 provetas de 50 mL
Erlenmeyer de 250 mL
Solução 0,1 M de BaCl2
Solução 0,1 M de Na2CO3
Solução 0,1 M de K2Cr2O4
Solução 0,1 M de Pb(NO3)2
Óleo vegetal
Centrífuga, tubo de centrífuga
Equipamento para destilação
3.1. Procedimento experimental.
3.1.1. Filtração simples.
Inicialmente pese o papel de filtro, antes de coloca-lo no funil. Em seguida, coloque 25 mL de água no béquer e acrescente 2 mL de solução 0,1 M de BaCl2 , agite com o bastão de vidro. Em seguida, adicione 2 mL de solução 0,1 M de Na2CO3. Observe. Filtre a suspensão formada, retire o papel de filtro, dobre e leve para estufa a 120º C para secar durante 30 minutos.
Após este período. Pese o papel de filtro e determine a massa de precipitado formada.
Como dobrar o papel de filtro
Esquema para filtração
3.1.2. DECANTAÇÃO.
Faça a montagem do sistema de separação conforme a figura ao lado. Adicione 25 mL de água destila e 25 mL de óleo vegetal ao funil de separação. Tampe o funil, agite e em seguida retire a tampa para aliviar a pressão. Deixe repousar até observar a formação de duas fases. Abra a torneira até uma das fases escoa