Separação de misturas
A associação de suas ou mais substâncias sem que ocorra reação entre elas, permanecendo inalteradas suas estruturas, é chamada mistura. As misturas homogêneas são caracterizadas pelo fato de não haver uma superfície de separação entre uma substância e outra. Caso haja essa superfície de separação, a mistura passa a ser chamada heterogênea. Quando se tratando de líquidos, a destilação é a técnica mais importante de separação e purificação de misturas. Existem dois tipos distintos de destilação. Um deles, chamado destilação simples, permite a separação de um líquido de uma substância não volátil e consiste na vaporização do líquido e condensação do vapor formado. O outro, chamado destilação fracionada, é utilizado quando a intenção é separar misturas homogenias de líquidos. Para purificar misturas deste tipo aquece-se a solução e primeiramente separa-se o líquido de menor ponto de ebulição e, em seguida, o líquido de maior ponto de ebulição. Outro processo de separação de misturas é a centrifugação. Este consiste em acelerar a separação dos componentes via sedimentação (decantação) dos líquidos de diferentes densidades.
OBJETIVO
Neste experimento, buscou-se separar os componentes de diferentes misturas usando os métodos de destilação e centrifugação. É de extrema importância, uma vez que mostra aos alunos como proceder frente à necessidade de extrair determinada substância quanto tem-se uma mistura.
EXPERIMENTAL
Materiais
Para realização deste experimento foi necessária a utilização de dois balões de fundo redondo de 250mL cada, dois condensadores, uma coluna de fracionamento de Vigreux, algumas pérolas de vidro, uma manta aquecedora, duas cabeças de destilação, dois alongas, dois béqueres de 100mL cada, quatro suportes universais, duas garras metálicas, um funil de hate longa, uma proveta de 10mL e outra de 100mL, um termômetro, 100mL de vinho, pó para suco artificial, leite.
Procedimento experimental
O experimento foi dividido em três etapas