separação de misturas
Mineração
ANTES
Durante o período em que a mineração estava em alta no Brasil houveram explorações de vários minérios, principalmente o ouro e o diamante, e para facilitar tais explorações foram utilizados diversos métodos de separação de misturas.Para explorar e extrair os minérios (principalmente o ouro) que se encontravam no fundo dos rios eram utilizadas formas de separação de misturas liquido-solido, no caso peneiração, e solido-solido no caso levigação e flotação.Primeiramente utilizavam-se da peneiração para separar os componentes sólidos (minérios) dos componentes líquidos (água). Porem junto com os minérios ainda se encontravam componentes solido como por exemplo a areia que através da levigação onde o solido mais leve (no caso a areia) era separado por uma corrente de água conseguindo-se assim o a extração do minério sem impurezas (sedimentos) juntos a ele.
Separação de misturas
Cana de açúcar-cachaça
ANTES
No período colônia, cachaça era o nome dado à primeira espuma que subia à superfície do caldo de cana que estava sendo fervido. Ela era fornecida aos animais ou descartada. A segunda espuma era consumida pelos escravos, principalmente depois que fermentasse e também passou a ser chamada cachaça. Posteriormente, com a destilação da espuma e do melaço fermentados e a produção de aguardente de baixa qualidade, esta passou a ser também denominada de cachaça e era fornecida a escravos ou adquirida por pessoas de baixa renda.
AGORA
Atualmente o processo de produção inicia-se com a escolha da variedade adequada da cana de açúcar e plantio da mesma, durante o processo de moagem da cana, é importante a análise da eficiência da extração do caldo, ainda durante o processo de moagem, é importante o uso de um filtro (filtração) para recolher os bagacilhos presentes no caldo, já que estes, quando chegam até o processo de fermentação, resultam no aumento do teor de metanol. Logo após vem o processo de