Separação de Misturas
Destilação Simples: a separação ocorre de acordo com a diferença nos pontos de ebulição do solvente e soluto. Por aquecimento, em aparelhagem apropriada com um condensador adaptado, só o líquido entra em ebulição, passando para o estado gasoso, e, em seguida, é condensado e recolhido, separando-se do sólido.
Vaporização: Existem duas maneiras de ocorrer a vaporização, pela:
Evaporação: Neste processo o solvente (líquido) contido em um recipiente aberto, evapora, separando-se do soluto na forma sólida. E pela:
Ebulição: Neste outro método, a separação das misturas ocorre de maneira forçada. A mistura é aquecida em fogo até que o solvente alcance seu ponto de ebulição separando-se do soluto.
Destilação fracionada: consiste no aquecimento dos líquidos misturados, em aparelhagem específica e com controle de temperatura. Dessa forma, à medida que a temperatura for aumentando, o ponto de ebulição específico de cada líquido é atingido, fazendo com que cada um deles deixe a mistura isoladamente. A substância com menor ponto de ebulição é destilada primeiro.
Liquefação fracionada: através de resfriamento em aparelhagem adequada e com controle de temperatura, os gases se liquefazem separadamente. Tornando-se líquidos, logo após isso ocorre uma destilação fracionada.
Separação dos componentes de mistura heterogênea
Decantação: Este processo é utilizado quando o componente sólido for mais denso que o líquido. Essa diferença faz com que o sólido se deposite no fundo do recipiente, então inclina-se o recipiente para escoar o líquido.
Centrifugação: processo onde são usadas centrífugas, que aceleram a decantação, separando materiais de densidades diferentes.
Filtração: a mistura é separada através de uma superfície porosa que, isola as partículas sólidas, enquanto o líquido é recolhido em outro recipiente.
Decantação com Funil: separa líquidos imiscíveis (que não se misturam) com a utilização de um funil de