separação de misturas
Separação de misturas
Santo Amaro da Imperatriz
2013
Curso e colégio Ideologia
Separação de misturas
Nome: Bruna Vallin Santos
Maria Eduarda de Oliveira Martins
Professor: Antônio
Matéria: Química
3º E.M.
Santo Amaro da Imperatriz
2013
Introdução
Dentre os diversos tipos de separação de misturas escolhemos falar sobre a floculação que pode ser realizada de diversas maneiras como, por exemplo, através da agitação mecânica. Ao decorrer do desenvolvimento citaremos as demais formas e ainda exemplificaremos em qual situação do nosso dia a dia a floculação demonstra uma importante função, dando ênfase à explicação detalhada do processo. Boa leitura!
Desenvolvimento
Floculação
A floculação é o processo onde colóides saem de suspensão na forma de agregados, formando partículas maiores, ditos "flocos" ou "flóculos". A floculação pode ser realizada por agitação mecânica, arrefecimento, evaporação ou por adição de eletrólitos de massa molecular elevada, que facilitam a união entre as partículas coaguladas, originando outras de maiores dimensões e mais fáceis de separar da massa líquida por gravidade. A ação difere da precipitação no que, antes de floculação, colóides são meramente suspensos em um líquido e não realmente dissolvido em uma solução.
A floculação pode ser usada, por exemplo, no tratamento de água para consumo:
No tratamento de água para consumo a floculação é uma etapa do processo na estação de tratamento de águas em que, após adicionar os coagulantes Al2(SO4)3 (sulfato de alumínio) ou FeCl3 (cloreto férrico), as partículas em suspensão se tornam pequenos flocos, decantando em seguida.
Armazenado em um tanque aberto, o processo de floculação se dá quando pás motorizadas promovem o giro da água, de forma muito lenta, propiciando que as partículas se unam formando os flocos de impurezas. A formação destes