Separação de Misturas
Substâncias químicas são moléculas que podem ser representadas por fórmulas. São formadas por elementos químicos, ou seja, aqueles que integram a tabela periódica.
A classificação das substâncias químicas se dá com a observação de alguns parâmetros previamente estabelecidos pelas propriedades específicas de cada material, tais como: densidade, ponto de fusão e ebulição.
Para determinada substância ser considerada pura, não poderá ocorrer variações destes parâmetros, independentemente da quantidade do material analisado. Quando o material analisado apresenta alguma variação destes parâmetros são denominadas MISTURAS.
As misturas podem ser homeogêneas, quando apresentam somente uma fase vísivel na mistura, dando a impressão de se tratar de uma substância pura; ou heterogêneas, quando apresentam mais de uma fase visível.
Catação
É um método de separação bastante rudimentar, usado na separação de sistemas sólido-sólido. Baseia-se na identificação visual dos componentes da mistura e na separação dos mesmos manualmente. Um exemplo de catação, muito comum é o de separação dos grãos de feijão.
Peneiração
Na peneiração separam-se grãos menores de maiores com o auxílio de uma peneira (conhecido também como tamis). Os grãos maiores ficam retidos na peneira e os menores passam pela malha.
Ventilação
Essa técnica é muito utilizada quando um dos componentes da mistura é tão leve que pode ser arrastado pelo ar, ou seja, dois elementos com densidades diferentes.
Ex: Separação do arroz e a palha; do amendoim torrado e sua casca.
Levigação
Levigação é um método de separação de misturas heterogêneas de sólidos. Quando uma mistura se forma por substâncias sólidas de densidades diferentes, pode-se utilizar uma corrente de água para separá-las. É o caso do ouro, que