Separação de misturas
Ao término desta atividade o aluno deverá ter competência para:
_ Estudar a separação de misturas;
_ Utilizar três métodos para separar quatro substâncias (areia, ferro, cloreto de sódio e dicromato de potássio);
_ Verificar a solubilidade das substâncias (mistura heterogênea);
_ Identificar as fases das substâncias;
_ Verificar as possíveis mudanças de fase durante o processo;
_ Verificar as perdas dos componentes durante a separação;
Procedimento:
Separar uma mistura contendo:
Areia lavada.
Limalha de ferro.
Cloreto de sódio
Dicromato de Potássio.
Pegue a mistura contendo os quatro componentes e coloque em um béquer de 100 mL. Coloque aproximadamente 20 mL de água, coloque o béquer com a mistura sobre a tela de amianto que está sobre o tripé para o aquecimento, coloque também em um béquer de 50 mL mais 10 mL de água para aquecer. Atenção não deixe que a mistura aqueça até o ponto de ebulição.
Durante o aquecimento da mistura, com o auxilio de um palito de madeira e com muito cuidado misture os componentes que estão em aquecimento.
Enquanto ocorre a dissolução de parte da mistura, prepare o equipamento para a filtração. Dobre o papel filtro em forma de cone e coloque no funil.
Depois que a mistura chegou perto do ponto de ebulição pegue o béquer com o auxílio de um papel toalha com cuidado, pois está quente, faça a filtração rapidamente para que não dê tempo de esfriar. Em seguida, passe os 10 mL de água quente sobre o resíduo que ficou no papel filtro.
FILTRADO
Pegue o filtrado e coloque em um banho de gelo. A solubilidade do K2Cr2O7 diminui consideravelmente com a diminuição da temperatura. Desse modo, haverá a precipitação do K2Cr2O7.
Prepare o esquema de filtração novamente, com o funil lavado dobre outro papel filtro e filtre a mistura novamente. Este procedimento irá separar estes dois componentes.
Seque o resíduo sólido do papel (K2Cr2O7) e pese.
Peso das Misturas:
Limalha de Ferro: 7,667g