Separação cega de sinais de áudio
Conteúdo
Signal Separation Evaluation Campaign (SiSEC)
SiSEC é uma campanha regular focada na avaliação de métodos para separação de sinais, sendo organizada desde 2008. SiSEC não é uma competição, mas uma avaliação baseada na comunidade científica cujos aspectos são definidos publicamente e a partir da qual é possível tirar conclusões científicas rigorosas.
Base de dados
2010
A base de dados consiste de 80 gravações multicanais de misturas de vozes na presença de vários tipos de ruídos do mundo real. Os sinais ruidosos foram gravados em três diferentes ambientes do mundo real (em um vagão de metrô, em cafeterias e em praças) e cada sinal de ruído foi gravado com os microfones em duas posições diferentes, uma no centro e uma no canto do ambiente. Foram realizadas gravações com apenas uma e com três fontes. Dois tipos de arrays de microfones foram utilizados, um estéreo e um com quatro microfones em linha uniforme. A base é dividida em um conjunto para desenvolvimento e um para teste que é usado na avaliação dos resultados.
2011
A base de dados de 2011 é composta por uma parte da base de 2010 e parte do CHiME corpus. Ambas as bases consistem de gravações com dois canais de misturas de uma fonte voz e ruídos do mundo real. Na base do CHiME, os sinais de ruído também foram gravados em um ambiente real: uma sala de estar de uma família britânica. A base do CHiME além de possuir um conjunto para desenvolvimento e outro para teste, possui também um para treinamento.
Avaliação
Os participantes geram a estimativa da imagem de todas as fontes para alguns arquivos de teste. A qualidade destas estimativas é então avaliada em comparação a imagem original através de quatro medidas pré-definidas. Estas medidas, ao contrário de outras podem ser calculado para todos os tipos de algoritmos e não necessitam do conhecimento dos filtros de separação ou máscaras utilizadas.
Este critério deriva da decomposição de uma imagem de uma fonte