sensoriamneto remoto

2241 palavras 9 páginas
1

Sensoriamento remoto cap. 6 e 7 - GEOTEC

SENSORIAMENTO REMOTO CAP. 6 e 7

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

Sensoriamento remoto cap. 6 e 7 - GEOTEC

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
ASSESSORIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Sensoriamento remoto cap. 6 e 7

AEDI - UFPA
2012

2

CAPITULO 6
Solo e sua Interação com a Radiação Solar
1-INTRODUÇÃO

Somente 26% da superfície são de terras expostas. Os restantes 74% são cobertos por água (incluindo ilhas interiores, lagos, reservatórios e rios).

Sensoriamento remoto cap. 6 e 7 - GEOTEC

Quase toda a humanidade vive sobre uma base sólida terrestre composta de rochas ou de rochas intemperizadas, que chamamos de solos.

Figura 01- A geologia de “Ayers Rock”, na Austrália, é uma placa monolítica de arenito arcóseo que emergiu mais de 348m acima do deserto. A placa sedimentar anteriormente horizontal e enterrada foi inclinada (dobrada) de tal forma que ela projeta-se acima da superfície num ângulo aproximado de 85º. Ela continua abaixo da superfície por 5 a 6 Km. Algumas camadas de arenito arcóseo são menos resistentes do que outras e erodem mais rapidamente. Isto produz nervuras ou sulcos. A Ayers Rock possui uma área de 3,33 Km com uma circunferência de 9,4 Km e localizase a 1.395 Km ao sul de Darwin (cortesia de Digital Globe, Inc.).

Os materiais erodidos foram se movendo para outras localidades por transporte de massa.

O sensoriamento remoto (SR) desempenha importante função na identificação, inventário e mapeamento dos solos superficiais terrestres, especialmente quando não estão recobertos por vegetação.
O SR pode também auxiliar na modelagem da erosão dos solos, modelos hidrológicos, na informação sobre a composição química de rochas e de minerais da superfície terrestre que não estejam completamente recobertos por vegetação densa. Para isso, a grande ênfase é colocada no entendimento de bandas de absorção específicas associadas com determinados tipos de rochas e

Relacionados