Sensoriamento Remoto
De acordo com o autor do presente artigo, vários pesquisadores tem procurado estudar novas técnicas para realizarem o processo de crescimento da área urbana utilizando como ferramenta o Mapeador Temático do Landsat 5.
Portanto, o objetivo deste trabalho consiste em analisar a tendência no uso de técnicas que possam avaliar o processo de crescimento da área urbana. A técnica estudada é através do Mapeador Temático do Landsat 5, o qual é usado como o principal recurso em se tratando de mapeamento urbano.
Este trabalho foi realizado a partir da leitura e descrição de pontos principais do artigo “Expansão do espaço urbano do município de Campina Grande-PB”, da Universidade Federal de Campina Grande – UFCG, escrito por Madson Tavares Silva et al, os quais usaram a metodologia quantitativa, qualitativa, descritiva, e pesquisas no Município de Campina Grande PE, realizando a captação das imagens via satélite, trabalhando com essas imagens para que elas fiquem prontas para o processo e colhendo os dados geográficos do Município.
Figura 1. Fluxograma de resolução do estudo.
Resultados do autor
Para que se pudesse ter uma visão espacial do crescimento da mancha urbana de Campina Grande - PB, inicialmente foram produzidos mapas temáticos. Que foram obtidos a partir do processamento digital das imagens de satélite. Essas imagens possibilitaram a visualização da expansão da área urbana, mostrando também onde se localiza a maior parte da população.
Figura 2. Localização geográfica da área de estudo.
Análise da equipe
Para o mapeamento temático do estudo em questão, quatro classes foram definidas: Água superficial, área urbana, vegetação e solo exposto. Consideraram-se áreas urbanas como as áreas que compreendem maior densidade populacional, incluindo núcleos urbanos. Cada classe a ser analisada possui um comportamento espectral e