sensoriamento remoto
É a tecnologia que permite obter imagens e outros tipos de dados, da superfície terrestre, através da capitação e do registro de energia refletida ou emitida pela superfície.
SENSORIAMENTO: Obtenção de dados.
REMOTO: distante.
É utilizado porque a obtenção é feita a distancia, ou seja, sem contato físico entre o sensor e a superfície terrestre. Exemplo: O Sol é a principal fonte de energia, está age na superfície terrestre, onde podemos obter a energia incidente, que toca a superfície e reflete para o sensor/ satélite, e a energia absorvida, que emite energia da superfície (energia que se acumula no solo). As energias absorvidas pelo sensor/ satélite vão para uma estação de recepção.
* Quanto mais distante o sensor estiver da sup http://mtc-m15.sid.inpe.br/col/sid.inpe.br/iris@1915/2005/11.08.13.16/doc/08_Sensoriamento_remoto.pdferfície terrestre, maior será a interferência da atmosfera (nuvens podem impedir que a energia refletida pela superfície chegue ao sensor a bordo de um satélite, registrando ao própria nuvem).
* Os sinais enviados para estas estações são transformados em dados na forma de gráficos, tabelas ou imagens. Utilidades
Uma grande planta industrial não pode ter medições e indicações no mesmo local: estas tem de ser concentradas numa sala de operações onde os técnicos trabalham com os resultados apresentados.
Imagine uma refinaria de petróleo: há muitos processos e respectivas medições, espalhadas na área toda, não seria possível trabalhar sem o sistema de sensoreamento remoto.
Da mesma forma como um satélite tira fotos da Terra para mapeamento: é a melhor maneira de fazê-lo. História de Sensoriamente Remoto
A origem vincula-se ao surgimento da fotografia aérea. A história pode ser dividida em dois períodos: 1º) 1860 a 1960 - baseado no uso de fotografias aéreas.
2º) 1960 aos dias