sensoriamento remoto
Principais Sociólogos Brasileiros
Aluno: Isaac Bezerra Uchôa
Professora: Marluce Monteiro
Serie: 1° Ano Turma (A) Turno Vespertino
Manaus-Am
Escola Estadual Benjamin Magalhães Brandão
Principais Sociólogos Brasileiros
Trabalho solicitado pela professora
Marluce Monteiro da disciplina de
Sociologia para obtenção de uma das notas do primeiro bimestre.
Aluno: Isaac Bezerra Uchôa
Manaus-Am
Neste trabalho será retratado sobre cinco principais nomes da sociologia, descrevendo sua biografia e ilustrando fotos.
Sociologia
É a ciência que estuda a sociedade e os fenômenos sociais.
Manuel Bomfim
Nasceu em Aracaju no dia 8 de agosto de 1868, sendo seus pais Paulino José do Bonfim e Maria Joaquina do Bonfim.
Realizou os preparatórios na capital sergipana, revelando, desde criança, grande talento. Estudou na cidade natal até os 12 anos. Em 1886 ingressou na Faculdade de Medicina da Bahia, transferindo-se para a Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro em 1888, onde concluiu o curso em 1890, com a tese Das Nephrites. Ainda estudante, militou no “Correio do Povo”, redigido por Alcino Guanabara.
Em 1891, foi nomeado médico da Polícia Militar do Rio de Janeiro. No ano seguinte, passou a tenente-cirurgião da Brigada Policial, posto que ocupou até maio de 1894. Nesta época casou-se com Natividade de Oliveira que foi a sua companheira por toda a vida. Tiveram dois filhos: Aníbal e Maria. A filha faleceu em tenra idade provocando uma dor tão profunda em Bomfim que ele abandonou a Medicina. Ingressou no magistério oito anos depois de formar-se, lecionando Educação Moral e Cívica na Escola Normal do Rio de Janeiro, na qual assumiu a cátedra de Pedagogia e Psicologia.
Foi um médico, psicólogo, pedagogista, sociólogo, historiador e intelectual brasileiro. Por vezes se encontra seu nome grafado como Manuel Bonfim ou Manoel Bonfim, mas a grafia de seu nome se fazia com "o"