Sensores
Revisão sobre resistência, indutância e capacitância.
Resistência elétrica
A resistência elétrica e uma das grandezas que esta sempre presente na eletricidade. Conforme a quantidade de elétrons livre de um material ele será bom ou mal condutor. Quanto mais elétrons livres um material possui, menor será a sua oposição a passagem da corrente elétrica, dizemos que sua resistência é baixa. Se um material possui poucos elétrons livres, dizemos que sua resistência é alta. A resistência de um material é medida em OHMS que é representado pela letra grega “Ω”. O Ohm é a unidade de medida da resistência e a resistência elétrica é representada pela letra “R”. A resistência de um condutor depende de quatro fatores, são eles:
Comprimento do condutor
Quanto maior for o comprimento do condutor maior será a sua resistência.
Área da seção reta
Quando maior for a seção reta (grossura) de um condutor menor será a resistência. Em outras palavras, quanto mais grosso o fio menos resistente ele será.
Natureza do material condutor
Cada material possui propriedades distintas e oferece maior ou menor resistência a passagem da corrente elétrica, o ouro é um condutor melhor que o cobre.
Temperatura do condutor
Na maioria dos materiais quanto mais alta a temperatura maior é a resistência que ele apresenta.
O resistor
Componente eletrônico usado para oferecer resistência a passagem dos elétrons em um circuito. Os resistores mais comuns são os resistores de carbono também chamados de resistores de carvão. Existem basicamente dois tipos de resistores, os fixos cuja resistência oferecida não se altera e os variáveis onde é possível modificar a resistência oferecida dentro de uma escala pré-estipulada. A figura abaixo mostra os resistores fixos:
[pic]
O resistor acima é identificado por quatro faixas coloridas, no seu corpo.