sensores
TIPOS DE SENSORES : Indutivos ,Capacitivos, Magnéticos, Fotoelétricos, Ultra-sônicos ,Laser.
Sensores indutivos :São equipamentos eletrônicos capazes de detectar a proximação de peças, componentes, elementos de máquinas, etc, em substituição as tradicionais chaves fim de curso.
São sensores de proximidade, ou seja, geram um sinal de saída quando um objeto metálico (aço, alumínio, cobre, latão, etc) entra na sua área de detecção, vindo de qualquer direção, sem que seja necessário o contato físico.
PRINCÍPIO DE FUNCIONAMENTO : A bobina faz parte de um circuito oscilador que em condição normal (desacionada) gera um sinal senoidal. Quando um metal aproxima-se do campo, este por correntes de superfície (Foucault), absorve a energia do campo, diminuindo a amplitude do sinal gerado no oscilador. A variação de amplitude deste sinal é convertida em uma variação contínua que comparada com um valor padrão, passa a atuar no estágio de saída.
Aplicações no indutivo : Posições de cames controle de rotação e sentido Controle de posição Contagem de peças Ambientes com óleos
VANTAGENS: Funcionam em condições ambientais extremas ,Acionamento sem contato físico ,Saída em estado sólido. (PNP ou NPN) Alta durabilidade quando bem aplicado
Sensor capacitivo : São equipamentos eletrônicos capazes de detectar a presença ou aproximação de materiais orgânicos, plásticos, pós, Líquidos, madeiras, papéis, metais, etc. São semelhantes aos Indutivos, porém sua diferença básica é exatamente no princípio de funcionamento, o qual baseia-se na mudança da capacitância da placa detectora localizada na região denominada face sensível do sensor. .
APLICAÇÕES: Controle de níveis ,Detecção de ruptura de fios ,Sistema de níveis de