Sensores
O Sensor tem a função de monitorar ambientes, possui um relé normalmente fechado ao qual está ligado o circuito série que sai e retorna para a central de alarme. Quando o sensor detecta a intrusão o relé abre, interrompendo o circuito que liga a central de alarme, dando o sinal para a mesma disparar.
Sensor Infravermelho Passivo:
O sensor infravermelho funciona através de um sensor piroelétrico que detecta fontes de calor em movimento, acionando a carga e desligando-a após a ausência, de acordo com o tempo programado, e que também permitem obter informações sobre um fenômeno: Temperatura, Nível, Pressão, Localização, entre outros.
– Detector de movimento volumétrico (protege uma determinada área).
Eles detectam qualquer movimento em um determinado ambiente.
– É baseado na captação de radiações infravermelho (calor) emitidas por um corpo. Tudo que se encontra acima do zero absoluto (-273°C) emite calor. – Um transdutor (piroelétrico) existente no dispositivo recebe a radiação de corpos que se desloquem em sentido transversal ao seu campo de visão. Um circuito analisa os sinais que geram abertura de um relé.
Características Técnicas do Fabricante EXATRON :
- Proteção da alimentação contra inversão de polaridade
- Duplo elemento piroelétrico
- Pulso de sensibilidade ajustável, 1-2-3 por jumper
- Tensão de alimentação: 9 ~ 16 VDC
- Velocidade de detecção: 0,1 – 4,0 Metros/Segundo
- Compensação de temperatura
- LED de detecção ON-OFF através de jumper
- Carga de saída: 100 mA – 12 VDC
- Consumo: 15 mA – 12VDC
- Temperatura de operação: - 10ºC ~ 50ºC
- Cobertura: 105º - 12 x 12 m @ 25ºC
Sensor Infravermelho Ativo: Estes sensores trabalham em pares, normalmente em áreas externas, um de frente para o outro, detectando por quebra de feixe, sendo um transmissor e outro receptor.
– Estes sensores tem uma parte que emite um feixe de radiação infravermelha e outra que recebe (fotoelétrico).