sensores térmicos
SENSORES TÉRMICOS
Existem diversos tipos de sensores que podem atuar sobre um circuito em função da variação de temperatura do meio em que se encontram. Veremos a seguir alguns desses sensores usados na maioria das aplicações eletrônicas que são: os
Termopares, os Bimetais e as Termoresistências ou RTD ( Resistive Temperature
Detector or Device)
TERMOPAR ou PAR TERMOELÉTRICO
O Termopar é um instrumento de medida de temperatura largamente utilizado na indústria. Esse medidor utiliza o material condutor conhecido como termo elemento, como sensor da temperatura e que, através dos efeitos Thompson, Peltier e Seebeck converte energia térmica em energia elétrica (transdutor termoelétrico)
EFEITO THOMPSON
Ao aquecermos uma extremidade de uma barra metálica de comprimento L, essa extremidade ficará mais positiva que a oposta, resultando em uma ddp V 1, que será função do comprimento da barra e de sua condutividade elétrica.
EFEITO PELTIER
Quando dois metais diferentes, A e B, entram em contato, surge entre eles uma ddp V
2
, resultante da diferença de potenciais eletroquímicos. Esse potencial V
função do tipo dos dois metais e da temperatura no ponto de junção dos mesmos.
2
é
EFEITO SEEBECK
Em circuito fechado formado por dois condutores metálicos e distintos A e B, quando submetidos a um diferencial de temperatura entre as suas junções, ocorre uma circulação de corrente elétrica (i).
•
Princípio de funcionamento do termopar
Quando dois metais diferentes são unidos de modo a formar uma junção,
algumas propriedades elétricas importantes se manifestam em função da temperatura.
Ligando o dispositivo formado por dois metais unidos da forma mostrada a um indicador de tensão e aquecendo-o, conforme ilustra a figura 1, observamos o aparecimento de uma tensão que depende da temperatura.
Normalmente, para usar este dispositivo na medida de temperatura ele é