SENSORES PARA APLICAÇÕES EM ROBÓTICA
P. P. L. REOTIEN
Deift Un.uersity da Tech urologia, Depcrbrent de Engenharia Elétrica equipamento, Mekelweg 4
2628 CD Delfi (Holanda)
(Recebido 20 Agosto de 1986, aceito 24 de outubro de I986)
1. Introdução
Um sensor é um dispositivo capaz de detectar/captar ações ou estímulos externos e responder em consequência. Estes aparelhos podem transformar as grandezas físicas ou químicas em grandezas eléctricas.
Os sensores, em suma, são artefatos que permitem obter informação do meio e interagir com o mesmo. Deste modo, como os seres humanos recorrem ao seu sistema sensorial para esta tarefa, as máquinas e os robôs requerem sensores para interagirem com o meio em que se encontram. Ao se aplicar um sensor em uma peça de trabalho faz-se com que esta ganhe em precisão ao executar sua tarefa fazendo assim com que haja vários modelos e tipos de sensores. Citam se por sua complexidade s de limite, medidas e imagem.
2. Sensores de limite
Os sensores de limite detectam a presença ou não de um determinado objeto, em uma determinada posição do espaço. Estes sensores estão disponíveis em diversos tamanhos e tipos de construções. Nestes sensores são utilizados interruptores de limite, podem ser eles mecanicamente ou magneticamente controlados. A desvantagem destes é tipicamente o desgaste.
3. Sensores de medição
São usados para encontrar informações métricas, a respeito de algo, eles podem ser subdivididos em algumas modalidades. Estes podem prever quantidades como distancia, força, velocidade, ângulos, entre outras. Dentre as modalidades citam-se alguns dos tipos destes sensores:
3.1. Sensores indutivos
Sensor indutivo é um dispositivo eletrônico capaz de reagir a proximidade de objetos metálicos, esses dispositivos exploram o princípio da impedância de uma bobina de indução, que ao conduzir uma corrente alternada tem esta alterada quando um objeto metálico ou corrente elétrico é posicionado dentro do fluxo do campo