Sensores Industriais Feito
MecatrÔnica
Douglas Augusto Camargo Machado - 230932014
Portfólio
Sensores capacitivos e indutivos
...............................................................................................................................
Guarulhos
2015
Douglas Augusto Camargo Machado
Portfólio
Sensores capacitivos e indutivos
Trabalho apresentado ao Curso Mecatronica da Faculdade ENIAC para a disciplina Sensores Industriais
Prof. PAULO SIMOES JULIO
Guarulhos
2015
Respostas
.............................................................................................................
Teoria e principio de funcionamento:
Os sensores indutivos e capacitivos foram desenvolvidos para atender as necessidades dos sistemas modernos de produção, onde é necessário conciliar altas velocidades e elevada confiabilidade. Encontram um largo campo de palicações em dispositivos para automação, proteção e segurança. Os sensores substituem frequentemente as chaves fim de curso com inúmeras vantagens.
Indutivo: um circuito forma um campo eletromagnético defronte a face sensora do sensor. Ao inserirmos nessa região um corpo metálico, parte desse campo é absorvido, provocando a comutação do sinal de saída do sensor.
Capacitivo: ao aproximarmos um corpo qualquer defronte sua face sensora, há uma variação no dielétrico, provocando a comutação do sinal de saída do sensor. Para cada tipo de material existe um ponto distinto para provocar a necessária variação do dielétrico, e consequentemente existe um trimpot externo que permite o melhor ajuste possível para cada um dos materias.
Aplicações práticas:
Capacitivos: Detecção do nível do líquido. quando aproximamos qualquer material líquido ou sólido à face do sensor, ele atuará como massa dielétrica aumentando a capacitância.
Indutivo: A maioria dos