Sensores final
Introdução
No presente trabalho de pesquisa serão abordados dois temas de extrema relevância no estudo da eletrónica, neste caso, Sensores e transdutores. Diversos tipos de sensores e transdutores serão apresentados, desde os modelos mais comuns até alguns mais elaborados, detalhando os seus princípios de funcionamento e explicando como podem ser usados corretamente em circuitos eletrônicos ou Kits de montagem. Serão também apresentadas algumas aplicações a que eles são geralmente destinados.
Seria impossível, pela quantidade, abordar todos os tipos de sensores e transdutores existentes, o que poderá ser assunto para trabalhos futuros, com mais detalhes, ou motivo de pesquisas individuais.
Metodologia
Uma abordagem focada na consulta de manuais físicos e em formato eletrónico, pesquisas em websites , blogs e ou fóruns de eletrónica aliadas a pensamentos lógicos e críticos, constam das metodologias usadas para a realização deste trabalho de pesquisa.
Objetivos
Geral:
Este trabalho foi realizado com o objetivo de dar a conhecer ao leitor e demais interessados na matéria, detalhes sobre os sensores e transdutores aliados a electronica.
Especificos:
➢ Definir sensores e transdutores;
➢ Descrever suas caracteristicas;
➢ Classificações
➢ Constituição;
➢ Aspetos físicos;
➢ Princípios de funcionamento;
➢ Aplicações
Sensores
Sensor é termo empregado para designar dispositivos sensíveis a alguma forma de energia do ambiente que pode ser luminosa, térmica ou cinética, relacionando informações sobre uma grandeza física que precisa ser mensurada (medida) como temperatura, pressão, velocidade, corrente, aceleração, posição, ou seja, é um dispositivo com finalidade de responder a um estímulo e convertelo em um sinal elétrico compatível com os circuitos a ele acoplados.